Um Manual sobre
RESÍDUOS
Como se produzem os resíduos?
Desde sempre, o Homem foi capaz de ir buscar alimentos e materiais à natureza e de os transformar em novos objetos, utensílios e produtos, que o ajudaram a tornar a sua vida melhor e mais confortável.
Mas, ao mesmo tempo, foi deixando restos ou resíduos. Estes resíduos, na sua maioria, serviam de alimento a outros animais ou então decompunham-se no solo e voltavam para a natureza. Outros, como as pontas de lanças, os restos das fogueiras, as conchas e ossos ou os restos de utensílios, ajudaram-nos a conhecer como viviam as pessoas há muitos anos.
A partir do século XIX, o homem passou a criar materiais novos que a natureza sozinha não consegue transformar e que se foram acumulando no Planeta. Por outro lado, o número de pessoas no Planeta aumentou muito e hoje a Terra tem mais de 7 mil milhões de habitantes... e todos fazem lixo de muitos tipos diferentes!
Os resíduos aparecem assim em todos os sítios onde há pessoas porque quase todas as coisas que fazemos no dia-a-dia resultam nalgum tipo de resíduo.
Nas nossas casas...
Por exemplo, quando comemos algum alimento embalado, quando abrimos um frasco de champô, quando descascamos uma maçã, ou quando recebemos um presente embrulhado, todas essas ações provocaram resíduos.
O alimento embalado vinha num saco de papel metalizado. O champô vem dentro de uma embalagem de plástico. A maçã deixou as cascas. Do presente embrulhado sobrou o papel de embrulho. Até quando compramos uma revista, estamos a criar resíduos, neste caso, papel.
Nas fábricas...
Produzem-se ferro velho, vidros, plásticos, arames, pedaços de papel... uma infinidade de materiais que se tornam lixo.
Nas quintas e sítios onde são criados animais...
Também se fazem resíduos! Os excrementos dos animais e as águas que resultam de limpar os locais onde estes animais vivem, por exemplo.