Um Manual sobre
RESÍDUOS
Como são arrumados os resíduos em Almada?
Em Almada existem várias soluções para depositar os diferentes tipos de resíduos: Contentores, Papeleiras, Sanecans e Ecopontos.
Vamos conhecê-los!
Contentores
Os restos de alimentos e outros resíduos que não podem ainda ser separados, devem ser depositados, no final do dia, num saco bem fechado e depositados nos contentores para resíduos indiferenciados.
São mais de 10.000 contentores de 2 tipos:
- Existem os contentores individuais, que são contentores mais pequenos, que servem para recolher o lixo das casas das pessoas em zonas mais antigas ou onde é mais difícil os camiões de recolha chegarem.
Normalmente há um contentor deste tipo em cada prédio. - O outro tipo são os contentores coletivos. Estes estão distribuídos pelas ruas para recolher o lixo das casas, das lojas, restaurantes e outro comércio. Estes contentores são muito grandes e podem ser de superfície, semi enterrados (molok’s) ou completamente enterrados.
Papeleiras e Sanecans
Para os lixos mais pequenos que fazemos na rua ou no jardim, como papéis sujos, restos de fruta ou pauzinhos de gelado, existem as papeleiras,
que normalmente estão afixadas a postes. Para recolher e depositar os cocós dos cães existem sítios próprios, os sanecans.
Ecopontos
Os ecopontos são contentores especiais que utilizamos para separar os resíduos que podem ser reciclados e mais tarde ganharem uma nova vida.
Em Almada há mais de 500.
Já conheces bem as suas cores e o que elas significam?
- O ecoponto AMARELO (embalão), para as embalagens de plástico e de metal, bem como embalagens de leite e sumo, por exemplo;
- O ecoponto AZUL (papelão), para o papel e o cartão;
- O ecoponto VERDE (vidrão), para o vidro de embalagem – garrafas e copos de iogurte;
- O ecoponto VERMELHO (pilhão), para pilhas e baterias.
A maior parte dos ecopontos estão à superfície, mas os ecopontos mais modernos de Almada estão enterrados debaixo do chão, ficando só uma parte de fora, onde podemos depositar os materiais para reciclar.