Um Manual sobre
RESÍDUOS
A história dos materiais que usas - plástico
Como nascem as embalagens de plástico?
A matéria-prima principal para fabricar o plástico é o petróleo, depois de transformado.
O plástico pode ser de diferentes tipos: rígido, mole, opaco e grosso, ou fino e transparente. Estes diferentes tipos de plástico servem para fazer as embalagens onde se vão guardar os mais variados produtos: óleos, champôs, produtos de limpeza, água, etc.
Estes produtos saem das respetivas fábricas e vão para as lojas onde são vendidos. As pessoas compram-nos, levam-nos para casa e consomem o seu conteúdo, sobrando as embalagens.
Tal como no metal, há pessoas menos cuidadosas que deitam as embalagens de plástico no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados). Neste caso, as embalagens vão para o aterro sanitário juntamente com o lixo comum e não têm qualquer aproveitamento.
Mas há muitos que já colocam as embalagens de plástico no ecoponto amarelo, que assim podem ser reaproveitadas através da reciclagem.
Quando os contentores do ecoponto são recolhidos, os materiais de plástico aí depositados são levados para um centro de triagem, onde as embalagens são separadas por tipo de plástico e encaminhadas para uma prensa que as junta em grandes blocos.
Mais tarde, esses blocos são transportados para fábricas de reciclagem, onde as embalagens de plástico são lavadas, derretidas e incorporadas noutros objetos, ou seja, recicladas.