Um Manual sobre
RESÍDUOS
A história dos materiais que usas - papel
Como nascem as embalagens de papel?
As árvores são a matéria-prima a partir da qual se produz o papel e o cartão. Usam-se principalmente o pinheiro e o eucalipto.
Começa-se por cortar as árvores e descascar os troncos, que depois são transportados para as fábricas de pasta de papel, onde são cozidos a altas temperaturas, juntamente com produtos químicos, para obter pasta de papel. Esta pasta segue depois para outras fábricas, onde é misturada com água e transformada em grandes rolos de papel.
Este papel é usado para fazer embalagens, jornais, revistas, embrulhos, livros, cadernos e muitos outros produtos, que são depois vendidos nas lojas e supermercados.
As pessoas compram e usam esses artigos em papel até não serem precisos.
Depois, algumas pessoas deitam o papel e o cartão que já não usam no caixote de lixo normal. E aí, já sabes, vão parar ao aterro sem serem aproveitados. Outras, colocam o papel velho no ecoponto azul, para ser reaproveitado através da reciclagem.
No centro de triagem, o papel e o cartão são separados e encaminhados para uma prensa que faz fardos, que depois são transportados para fábricas de reciclagem onde o papel é misturado com água e triturado até se obter uma pasta a partir da qual é possível fazer papel reciclado.
O papel reciclado pode ser usado novamente em jornais, revistas, folhas, e até nos teus cadernos da escola.