Um Manual sobre 
RESÍDUOS

(e depois do caixote?)
ÍNDICE

A história dos materiais que usas - vidro

Como nascem as garrafas e os frascos de vidro?

 

A areia é a principal matéria-prima usada para produzir o vidro. Começa-se por recolher grandes quantidades deste material, que depois é transportado para uma fábrica de vidro, onde é misturado e fundido com outros materiais a altas temperaturas.

 

 

Depois de produzido, o vidro parece um líquido muito viscoso que se molda com a forma de embalagens, como por exemplo garrafas ou copos de iogurte.

 

As embalagens de vidro são depois encaminhadas para diferentes tipos de fábricas onde são utilizadas para conservar iogurtes, leite, doce, água, azeite e outros líquidos. Estes produtos saem das respetivas fábricas para os mercados, lojas e supermercados, onde ficam à venda e são comprados pelas pessoas.

 

As pessoas consomem o conteúdo e, mais uma vez, sobram as garrafas e os frascos...

 

As pessoas que não se preocupam com o ambiente deitam estas embalagens de vidro no caixote de lixo normal, que vão parar ao aterro. As pessoas mais atentas, colocam-nas no vidrão.

 

As garrafas e frascos recolhidos no ecoponto são transportados para um centro de triagem, onde são depositados e depois levados para fábricas de fabrico de vidro.

 

Aí, o vidro velho passa por vários tapetes rolantes onde é separado de impurezas e de seguida vai para o forno para ser fundido novamente e serem feitas novas embalagens de vidro.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.
Aceitar