Um Manual sobre
como cuidar da
FLORESTA
O que podemos fazer para cuidar das florestas?
Devem-se plantar espécies típicas das nossas florestas, que se chamam “nativas”, como sobreiros e carvalhos, amieiros, freixos, arbustos com sementes e bagas como medronheiros, loureiros e pilriteiros. Estas espécies estão melhor adaptadas ao nosso clima, protegem o solo e servem de abrigo e alimento para muitos animais.
Não devemos plantar plantas exóticas, que veem de outros continentes, como as acácias e os chorões, porque não fazem parte da flora do nosso país e impedem que as plantas de cá se desenvolvam. Devemos sempre tentar remover estas plantas invasoras, porque elas tornam a floresta mais pobre e com pouca vida.
Devemos ainda ajudar a limpar as matas e os caminhos, e retirar o mato seco que cresce à volta das árvores, que arde muito facilmente e torna mais difícil apagar os incêndios.
Os aceiros ou corta-fogos são caminhos largos que atravessam as matas e florestas.Têm que estar limpos de plantas para evitar que o fogo avance e poderem ser usados em segurança pelos carros dos bombeiros e dos vigilantes, sobretudo no Verão.